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Persona

Foto do escritor: Romário MazzottiRomário Mazzotti

Mas afinal de contas o que é persona?


Para clarear as ideias vamos começar com o que vem em nossa cabeça quando ouvimos falar em persona. Eu penso de imediato em “persona não grata”. Mas calma, muito disso vem das experiências culturais de uma geração que começou analógica e foi se tornando digital com o passar do tempo. Então, em dado momento histórico e social era normal se ouvir no noticiário, fulano de tal foi considerado persona não grata em tal país.


Mas agora vamos a persona que interessa. Nunca é demais consultar o bom e velho dicionário, entre outras definições, uma se encaixa bem no contexto de persona que queremos abordar.


Persona: Psicologia, conforme a “teoria de C.G. Jung, personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira”. (Definição de Oxford Languages)

Bom com esse conceito em mãos podemos colocar o cérebro para funcionar, e deduzir que se a pessoa parece real, mas pode de fato ser muito diferente do que ela aparenta, na verdade ela é um personagem, correto? Ou seja, ela faz parte de uma ficção.


Pois bem, chegamos exatamente no ponto.


E aí vamos ao conceito de persona que queremos, numa linguagem mais “técnica” do marketing, buyer persona.


“Buyer personas são arquétipos de clientes reais que permitem aos profissionais de marketing elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços.” (Buyer Persona Institute)

Agora que já temos uma noção conceitual de persona, vamos ver para que ela serve e qual sua importância.


Se pretende-se criar uma campanha de marketing digital, torna-se inviável o planejamento de qualquer ação se você não souber exatamente com quem quer se comunicar. O famoso público alvo é uma abordagem muito ampla, que pode funcionar para ações menos específicas. Mas quando falamos de marketing digital e de produzir conteúdo, é necessário “refinar” esse público alvo e tirar dele o “néctar” das informações necessárias para você criar a sua ou suas personas.


A persona em resumo é a representação fictícia do seu público ideal com base em dados reais.

Ok! Mas de onde eu tiro essas informações?


Se você já tem uma base de clientes, aí está sua fonte. Informações como sexo, idade, localização geográfica, comportamento de compra te ajudarão a identificar características comuns entre eles. E esse é um ótimo começo. Feito isso é a hora de começar a criar a persona. Comece dando um nome a ela e vá traçando suas características com base nas informações que mais aparecem entre seus clientes. Assim, você tem um perfil que representa a maioria. Quanto mais próxima a “personalidade” da sua persona for da realidade dos seus clientes, maior será a chance de você comunicar a mensagem certa para as pessoas certas.


Digamos que você ainda não tem uma base de clientes, mas já possui redes sociais e seguidores. Neste caso, aí está seu maior ativo para criar sua persona. Acessando os insights, com base em dados demográficos, você vai conseguir definir seu “cliente ideal” coma base na sua audiência.


Então podemos concluir que é importante ter uma ou mais personas, quando se trabalha com mais de um segmento, para nortear o planejamento de marketing digital, determinar o tipo de conteúdo, a linguagem, o estilo, os assuntos e tópicos, que serão abordados, com base nas histórias pessoais, motivações, objetivos e anseios do cliente.


O processo de criação de personas é simples, desde que você foque no que precisa saber. Um bom exercício é criar perguntas que te esclareçam como será o “sujeito”. Ter as perguntas certas é o que vai fazer toda a diferença. Comece com como é meu potencial cliente, qual o sexo, quantos anos, qual sua formação e renda? Onde ele está? Quais são suas atividades mais comuns? Que tipo de informação ele consome e se interessa? Quem influencia suas decisões? E por aí vai.


Para ter uma persona útil e eficaz na sua estratégia de marketing digital, considere todas essas características levantadas e retribua com conteúdos relevantes e que despertem interesse, como soluções de problemas do seu dia a dia relacionados a área de atuação do seu negócio.

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