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Não! CRM não significa Clientes Recorrentes Magníficos. Mas bem que podia.
O CRM (Customer Relationshiop Management) é uma ferramenta importantíssima para quem aposta na recorrência, ou seja, quando um mesmo cliente compra várias vezes de você. Manter esses contatos frequentes apenas na sua lembrança é um “crime”, um desperdício das preciosas informações que cada contato te proporciona. Registrar tudo é fundamental para que você conheça melhor quem é seu cliente, quais seus anseios frequentes, quando e quanto compra.
Então vamos as 4 dicas para tornar esse processo mais eficaz para seu negócio.
1. Tenha um sistema de Gestão de Relacionamento com os clientes
Para tudo! A primeira ação é justamente ter um sistema de CRM que possibilite registrar todas as informações referente ao cliente. Existem alguns sistemas prontos para serem utilizados, mas se você tiver como criar o seu próprio, principalmente se as vendas ocorrem em ambiente online, será o ideal. Cada contato realizado com o cliente e registrado no CRM, te proporcionará um rico histórico de relacionamento que será útil no planejamento de ações. Eu por exemplo, registrava até assuntos pessoais tratados com os clientes. Por exemplo: Certo dia um cliente me disse que estava ansioso pois sua esposa estava grávida. No mesmo contato, que desta vez não resultou em fechamento, deixamos agendado um novo contato, que o sistema de CRM me lembrou. Antes de fazer a ligação, fui direto ver o que tinha falado com ele na última ligação e já comecei a conversa perguntando: E aí? Já nasceu o herdeiro? Bingo!
2. Personalize
Quanto mais você sabe do cliente, melhor será sua abordagem, mais alinhado você estará com suas necessidades e expectativas. Simples assim.
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