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CRM – 4 dicas para fidelizar clientes

Foto do escritor: Romário MazzottiRomário Mazzotti

Não! CRM não significa Clientes Recorrentes Magníficos. Mas bem que podia.


O CRM (Customer Relationshiop Management) é uma ferramenta importantíssima para quem aposta na recorrência, ou seja, quando um mesmo cliente compra várias vezes de você. Manter esses contatos frequentes apenas na sua lembrança é um “crime”, um desperdício das preciosas informações que cada contato te proporciona. Registrar tudo é fundamental para que você conheça melhor quem é seu cliente, quais seus anseios frequentes, quando e quanto compra.


Então vamos as 4 dicas para tornar esse processo mais eficaz para seu negócio.


1. Tenha um sistema de Gestão de Relacionamento com os clientes


Para tudo! A primeira ação é justamente ter um sistema de CRM que possibilite registrar todas as informações referente ao cliente. Existem alguns sistemas prontos para serem utilizados, mas se você tiver como criar o seu próprio, principalmente se as vendas ocorrem em ambiente online, será o ideal. Cada contato realizado com o cliente e registrado no CRM, te proporcionará um rico histórico de relacionamento que será útil no planejamento de ações. Eu por exemplo, registrava até assuntos pessoais tratados com os clientes. Por exemplo: Certo dia um cliente me disse que estava ansioso pois sua esposa estava grávida. No mesmo contato, que desta vez não resultou em fechamento, deixamos agendado um novo contato, que o sistema de CRM me lembrou. Antes de fazer a ligação, fui direto ver o que tinha falado com ele na última ligação e já comecei a conversa perguntando: E aí? Já nasceu o herdeiro? Bingo!


2. Personalize


Quanto mais você sabe do cliente, melhor será sua abordagem, mais alinhado você estará com suas necessidades e expectativas. Simples assim.


3. Sempre peça o feedback


Acompanhe comigo, você tem um sistema de CRM, trata com cada cliente de forma personalizada, mas se você não pedir o feedback o processo fica incompleto, tipo capenga mesmo. Saber como foi a experiência do cliente, seja com o atendimento, quanto com a entrega ou o produto ou serviço é fundamental. Interessam todas as impressões, principalmente as negativas, adivinha por quê?



4. Treine a Equipe


Fidelizar clientes está diretamente relacionado ao atendimento da equipe envolvida. Você tem um CRM eficaz, com registros de todas as informações relevantes dos seus clientes, incluído os feedbacks. Os negativos, devem virar tema de treinamento, devem ser analisados com o objetivo de serem sanados e os positivos devem ser enaltecidos e servirem como case de sucesso, um exemplo a ser seguido. Mas o que não pode ser esquecido é que trata-se de uma engrenagem que não para, novos feedbacks surgirão com novos pontos a serem melhorados, o que torna o constante treinamento da equipe um fator primordial para a fidelização de clientes.


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